sábado, 7 de maio de 2011

Oieeeee galera!!! nossa tô emocionada com a quantidade de comentáriosa de vc's muito obrigada a todos pelo carinho.PASSEI ASGORA,PARA DAR UMA SATISFAÇÃO A TODOS,QUE ESTAVAM ESPERANDO O POST DE HOJE,INFELIZMENTE NÃO VAI SER POSSIVEL POSTAR HOJE,POS  TÔ NA CORRERIA,TRABALHO ATÉ TARDE E MEU PC DEU PANE,AINDA NÃO CONSEGUI VER O QUE É E PROVAVELMENTE VOU CHEGAR EM CASA BEM TARDE,NESSE MOMENTO,TÔ NO PC DE UM CONHECIDO MAIS PROMETO QUE AMANHA SEM FALTA VOU POSTAR E DESDE JÁ ADIANTOP QUE ADOREI A IDEIA DA ENQUETE,ESTÁ SUPER APROVADA!!! AH,LÍ TODOS OS COMENTÁRIOS,AMANHÃ RESPONDO JUNTO COM OS OUTROS DA SEXTA,QUE FALTOU RESPONDER.ESPERO QUE CONSIGAM ME PERDOAR ,100000000000000000 BEIJOKAS A TODOS.
Ass:lucyanna.

09/05/2011 17:45


Ser mãe é experimentar o amor em sua forma mais sublime . .

Oi pessoal tudo bem?espero que sim....Começo dizendo que todas as perguntas e comentários do ultimo post,eu respondo na segunda feira.Vamos deixar o post de hoje especialmente para a mamãe Vanessa Lóes.E para isso vou colocar aqui uma entrevista que ela concedeu a Pais & Filhos quando o Gael nasceu,nessa entrevista,ela conta como descobriu que estava grávida.Vou colocar também uma outra entrevista que saiu depois do nascimento da Cora e por ultimo,fotos muitas fotos.

  Nos anos 70, Pais e Filhos convidou Dilma Lóes, estrela do cinema nacional, a escrever o diário de sua gravidez. Ela tinha 21 anos quando deu à luz a hoje também atriz Vanessa Lóes. Trinta e cinco anos depois, a gente conta a história da gravidez de Vanessa e do nascimento de Gael, seu primeiro filho com Thiago Lacerda. Desde então, o mundo mudou muito, mas o amor que une pais e filhos continua firme, como mostra esta homenagem de filha para mãe


Quando a Pais e Filhos nasceu, em 1968, o Ibope fez uma pesquisa com mulheres de São Paulo e do Rio: para elas, bacana era casar com 21 anos, com homem mais velho, e ter três filhos. Em 1970, a taxa de natalidade era de 5,8 filhos. Hoje, caiu para dois. A atriz Dilma Lóes, filha de Urbano e Lídia, estrela de filmes nacionais, seguiu parte do figurino.

Casou-se com o diretor Victor di Mello, dez anos mais velho, e, um mês após o casamento, começou a enjoar. Quando a gravidez foi confirmada, em 1971, ela foi convidada pela Pais e Filhos a fazer um diário da gestação. Dilma escreveu tudo o que sentia. As leitoras a paravam na rua para agradecer a franqueza: “Era uma época em que a grávida só tinha direito a um lado: o feliz”, conta a hoje também diretora. Como Leila Diniz, grávida na mesma época (da filha Janaína, que nasceu sete dias antes de Vanessa), Dilma era uma mulher "pra frente": em 1972, quando quase ninguém se preocupava com o assunto, fez um curta sobre a destruição da Amazônia; anos mais tarde, um filme denunciando o racismo. Ao engravidar, a filha quis homenagear a mãe, repetindo a história.

 Comparando as experiências, fica clara a mudança: fralda era só de pano e a anestesia do parto, geral. Dilma viu a filha horas depois. Amamentar não era estimulado, tomava-se injeção para secar o leite.

Para além do tempo, Dilma e Vanessa são mulheres diferentes, que fizeram suas próprias escolhas e lidam com a maternidade cada uma do seu jeito. Vanessa casou-se com um homem mais novo, Thiago, 30, filho de Marilene e Jadyr, já com barrigão, que exibiu feliz. Teve o filho aos 35, num parto humanizado, e foi madrinha da campanha de amamentação de 2007.

Com Vanessa, não foram os enjôos que avisaram da gravidez. A menstruação, que vinha de 26 em 26 dias, faltou. “Eu e o Thiago queríamos muito ter um filho, mas constatar que o projeto podia se tornar real deu um frio na barriga. A vida inteira tive medo de ser mãe.

Primeiro, por mim: de perder a minha independência, de não suportar a pressão da responsabilidade. Em segundo, pelo bebê: de não ser uma mãe tão dedicada e atenciosa como ele precisaria, de não conseguir estar tão presente por causa do meu trabalho. Hoje entendo que esse medo surgiu não por me achar incapaz, mas pelo enorme desejo que eu tinha de ser uma supermãe e me cobrar tanto isso." O casal fez um exame de sangue e ouviu o resultado junto, pondo o telefone no viva-voz: "Positivo!", disse o atendente do laboratório. "Ficamos nos olhando, mudos, estáticos, sorrindo, depois rindo muito, de alegria, de susto, de medo.”

Hoje, a mãe se orgulha da filha: "Eu era uma menina, cresci com ela. Vanessa e Thiago fizeram um planejamento, têm uma relação que amadureceu antes, o que se reflete na calma do Gael". Parte do preparo veio do curso coordenado pela francesa Stephanie Sapin-Lignieres, mãe de Annelys, Custódio Carlos, Frederic e Valerie. Foi lá que Vanessa tomou contato com o parto humanizado. "Sou a favor de tudo como foi criado pela natureza, mas sem radicalismos. Não teria o filho em casa, por exemplo, a não ser que houvesse estrutura. Meu parto foi maravilhoso, uma emoção indescritível, os momentos mais impactantes da minha vida. Eu completamente consciente, acompanhando tudo, trabalhando junto com o médico e as assistentes para o nascimento do Gael.

Quando recebi meu filho nos braços, tudo que não era ele ficou escuro. Ele era meu único foco. Thiago diz que eu parecia um bicho e só faltei lamber meu filhote."

"Minha primeira sensação foi de estranhamento. Era um pedaço de mim nos meus braços, mas não era eu. Não estava vinculado ao meu corpo, ele agora tinha vida própria e chorava forte! Assim que ele nasceu, surgiu em mim um fortíssimo instinto de proteção. Era quase uma necessidade vital cuidar daquele bebê.

Não era amor ainda. O amor foi surgindo aos poucos e crescendo mais a cada dia. É um momento de compreensão muito forte, uma avalanche, uma coisa que vem de repente, um processo muito bonito, muito forte e muito lento. Hoje, o amor que sinto por meu filho transborda de tão forte. E sei que vai aumentar." Diferentemente de Dilma e Victor, que souberam o sexo após o parto (mas já haviam escolhido os nomes Igor ou Vanessa), Thiago e Vanessa demoraram mais a decidir, e o nome foi confirmado uma semana após o nascimento. "Durante a gravidez, deparamos com a cultura celta, por coincidência, em diferentes momentos.

O Thiago, então, resolveu procurar nomes com essa origem. Quando chegou a Gael, estávamos no oitavo mês. Adorei. É nome de anjo e significa Pégasus, o cavalo alado. Havíamos pensado em Davi e Théo, mas, hoje, tenho certeza de que fizemos a opção certa. O nome é suave, mas tem personalidade. Como ele." Dilma conta que os primeiros dias com o bebê foram difíceis. Vanessa teve mais facilidade e a firmeza que só veio com o tempo para a mãe. Ela e Thiago fazem questão de cuidar pessoalmente do filho. "Adoramos nos dedicar ao Gael, por mais trabalhoso que possa ser algumas vezes. Contratamos uma babá, mas preferimos que ela nos ajude a manter roupa lavada, quarto limpo, a estrutura toda. Enquanto pudermos estar o mais presentes possível, é o que faremos." Do alto de seus 7 meses, Gael, tranqüilo, sorri. E faz tudo valer a pena.
            
Mãe é tudo igual?
Como você desconfiou que estava grávida? Teve enjôos como sua mãe? Sentiu mais sono? Ou foi só com o atraso menstrual?
Sempre fui super regrada, minha menstruação vem a cada 26 dias. Quando, no final de setembro, atrasou alguns dias, logo desconfiei de que poderia estar grávida.
Eu e Thiago queríamos muito ter um filho, mas constatar que aquilo que sempre foi um projeto finalmente podia estar prestes a se tornar bem real, me fez sentir um enorme frio na barriga. É que a vida inteira eu tive muito medo de ser mãe. Em primeiro lugar, medo por mim: de perder a minha liberdade, a minha independência, de não suportar a pressão da responsabilidade e do novo ritmo de vida que eu precisaria ter com um filho. Em segundo lugar, pelo bebê: tinha medo de não corresponder às expectativas e às necessidades dele, de não ser uma mãe tão dedicada e atenciosa como ele precisaria, de não conseguir ser tão presente por causa do meu trabalho, nem tão paciente.

Hoje entendo que esse medo todo surgiu não por eu me achar incapaz, mas, sim, pelo enorme desejo que eu tinha de ser uma supermãe e me cobrar tanto isso.
Bom, o fato é que veio o tal frio na barriga misturado com uma enorme alegria e uma superansiedade de saber logo se estávamos mesmo dando o “passo definitivo” de nossas vidas. Desde o primeiro dia, dividi com o Thiago o que estava acontecendo, por isso compartilhamos cada minuto de expectativa até que a notícia se confirmasse. Fiz um exame de sangue para saber se estava grávida. Alguns dias depois, pegamos o resultado por telefone, no viva-voz, para ouvirmos a notícia juntos. O atendente do laboratório, do outro lado da linha, foi bem claro e direto: “POSITIVO! DEU POSITIVO!”
Levamos até um susto. Ficamos ali durante um tempo, nos olhando, olhos arregalados! Mudos, estáticos, sorrindo. Em seguida, rindo muito. De alegria, de susto, de medo…

Sua mãe engravidou de você logo após o casamento. Você casou grávida. Como avalia essa mudança de comportamento?
Na época da minha mãe era tudo bem diferente... Houve uma grande mudança comportamental desde os anos 70 até hoje. Liberdade sexual... Os tempos são outros, é verdade. Uma noiva que se casa grávida, hoje, já não choca, não escandaliza... Aceita-se o fato. Mas ainda há quem torça o nariz. Quando eu e Thiago decidimos morar juntos, tínhamos planos de nos casar. Só depois pensaríamos em engravidar. Acontece que nunca parávamos para marcar a data e organizar a festa... O tempo foi passando, e o desejo de termos um filho foi se tornando maior e mais urgente. Decidimos, então, não esperar pelo casamento. Mas Thiago queria casar antes de o bebê nascer, por isso, quando tivemos a confirmação de que eu estava grávida, marcamos o casório!
Fiz questão de marcar a data para quando já estivesse bem barriguda. Nada de disfarçar a gravidez! Ao contrário, eu queria mais era mostrar o meu barrigão pra todo mundo. Estava realizada com meu filho no ventre, casando com o pai dele, o homem que eu amo. Na minha opinião, não havia nada mais bonito e significativo do que nós três juntos no altar e eu queria mais era que todos pudessem ver essa beleza toda e compartilhar aquele momento com a gente.
Além disso, acho mulher grávida a coisa mais linda e eu estava me sentindo o máximo! Nos casamos no nosso sítio, na beira do rio. No lugar onde sempre desejamos ver nossos filhos crescerem. Foi mágico! E não teria sido tão especial se Gael já não estivesse com a gente.

Você sentiu muito enjôo no começo, como sua mãe? Em que situações? Como controlou?
Minha gravidez inteira foi muito tranqüila! É verdade que o primeiro trimestre é bem chatinho, por conta dos enjôos, mas, em comparação com minha mãe, os meus foram superleves. Só me incomodavam certos cheiros. Eu fiquei com o olfato superapurado e isso realmente me causou desconforto! Perfume perto de mim, nem pensar! Entrar em um supermercado nessa fase virou uma aventura! Eu sentia, ao mesmo tempo, o cheiro de todos os produtos que estavam ali. Era uma loucura!! Só vomitei uma vez, depois de comer almeirão roxo, que eu adorava, mas, depois disso, nunca mais consegui comer.

Também houve umas transformações. Por exemplo: sempre tive dentes sensíveis a gelado, mas, durante a gravidez, passei a adorar morder gelo e não doía nada.
Já a minha experiência com essa história de desejos foi bem estranha… Passei a gravidez sem ter nenhuma vontade incontrolável, mas, já na reta final, passando na rua por um desses caminhões que prepara cimento, senti o cheiro de pó de obra, e pronto, foi a minha perdição: Eu ENLOUQUECI de desejo de comer pó de obra. Podia ser cimento, gesso, giz… qualquer coisa que tivesse aquela textura de pó bem fininho. Me controlei durante um mês inteiro, para não comer nada que pudesse fazer mal ao bebê, mas, quando já sonhava com isso e salivava só de imaginar, me dei conta de que maisena tinha essa mesma textura. Resultado: foram quase duas caixas até o dia do parto. Eu imaginava que era cimento e botava pra dentro! Comia a maisena seca, de colherada. Sim, porque o meu desejo era pela textura do pó fininho e o cheiro de obra, não pelo sabor. Eu não engolia, porque, na primeira vez que fiz isso, passei mal. Então, eu mastigava bastante aquele pó e depois cuspia.

Brigou com o Thiago por conta dos humores de grávida como sua mãe conta que brigou com seu pai? Como a gravidez interferiu no relacionamento do casal? Conte algum episódio/cena curiosa, terna, engraçada que lembre.
Brigamos, sim, mas muito pouco. Thiago estava atento às minhas variações de humor, àquelas irritações repentinas que grávidas têm, e não deixava as discussões irem adiante. Na verdade, por causa da gravidez, nós dois aprendemos a controlar nossos temperamentos fortes e entramos na fase mais tranqüila e gostosa do nosso relacionamento. A gente passou a respeitar mais as nossas diferenças, a ouvir mais o outro, a ceder mais... A gravidez passou e essa transformação positiva permaneceu. E isso foi muito legal! Foi uma das muitas coisas boas que Gael nos trouxe.

Com que médico você fez o pré-natal? Qual foi o exame mais moderno que fez? Quando fez o primeiro ultra-som, qual foi a sensação? Quando descobriu o sexo? Qual foi a sensação de ouvir o coração a primeira vez?
O meu obstetra foi o Dr. Julio Cezar Alzuguir, que eu conheci por meio de amigas minhas. O Dr. Julio já tinha feito o parto de pelo menos cinco delas, e eu sabia que ele era super a favor do parto normal, além de expert no manuseio do fórceps (que acabou sendo necessário no nascimento do Gael). Ele foi excelente comigo! Durante toda a gravidez fez um acompanhamento bastante cuidadoso, além de estar sempre disponível para conversar e esclarecer todas as minhas dúvidas. No parto, me deixou muito tranqüila e segura.
Os exames de pré-natal mais importantes foram feitos por médicos indicados por ele. Foi assim que conheci o Dr. Eron, aos três meses de gravidez, quando fui fazer a “translucência nucal” (exame que indica se existe possibilidade de o bebê ser portador de algum tipo de síndrome). Eu e Thiago adoramos o Dr. Eron e, a partir de então, passei a fazer todas as ultra-sonografias com ele. Acompanhar todo o desenvolvimento do bebê no útero sempre com o mesmo médico foi ótimo!

Foi nesse mesmo exame que soubemos que o bebê que estávamos esperando era um menino. Nossa, eu fiquei muito feliz! Eu queria muito ter um filho. Mas fiquei bastante surpresa, porque achava que primeiro viria uma menina. Não sei por que eu achava isso. Talvez por influência do Thiago que, desde o início do nosso namoro, falava na filha linda que a gente ia ter um dia, parecida comigo... Essa filha já era muito presente em nossa vida, de tanto que falávamos nela e, por isso, levamos um susto com a notícia de que teríamos um menino.
Mas eu adorei a idéia! Naquele momento, passei a sentir alguma coisa diferente. Apesar de ser ainda um embriãozinho, ainda tomando forma, ele passou a ter uma identidade, e isso começou a fazer diferença.
O Thiago, quando começou a imaginar todos os programas que iria fazer com o filho (principalmente ir com ele pro Maracanã torcer pelo Mengão) e que um irmão mais velho pode proteger melhor a irmã caçula, passou a amar a idéia de ter um menino primeiro.

O Thiago foi comigo a todos os exames que fiz. Ele fazia questão de estar presente e tinha sempre várias perguntas a fazer. Estávamos juntos na primeira ultra, quando ouvimos o coraçãozinho do Gael bater pela primeira vez. Como batia rápido!
Me lembro que ficamos ali, de mãos dadas, meio inertes, olhando para o monitor onde brilhava aquele borrãozinho de apenas 6 milímetros de diâmetro, com batimentos cardíacos frenéticos.
Tinha vida pulsando dentro de mim!
E por mais que eu soubesse exatamente o que tínhamos feito para aquilo estar acontecendo, não conseguia assimilar muito bem a situação, não dava para acreditar que era de verdade. Sei lá... fiquei meio boba.

Quanta diferença de hoje para quando minha mãe estava grávida de mim... Na época, ela foi uma das primeiras brasileiras a fazer uma tal de ultra-sonografia, que vinha a ser um equipamento “ultra moderno” onde não se via nada, mas se ouviam os batimentos do coraçãozinho do bebê. E só! Havia dois aparelhos desses no país.
Hoje em dia, a gente faz a ultra-sonografia 4D, que foi o exame mais moderno que eu fiz. A gente vê o bebê, em cores, dentro do útero. Acompanha cada movimento dele, vê se boceja, se põe a mão na boca... É incrível! Vê até os traços do rosto dele bem definidos. Quando o Gael nasceu, eu vi que ele era realmente igual ao que a gente via na ultra 4D.

Sua mãe fala de um regime especial que fez. Você teve acompanhamento de nutricionista? Fez alguma dieta especial? Que exercícios fez?
Logo no início da gravidez, procurei um nutricionista. Queria ter a alimentação mais rica e saudável possível, para o melhor desenvolvimento do bebê. A vida inteira fui muito magra, por isso, controlar o peso não era a minha preocupação e, sim, a saúde dele. O dr. Leonardo Hauss me passou uma dieta à base de carne branca, hortaliças, raízes, frutas e cereais. Completamente sem gorduras e açúcar. Foi bem difícil no começo, mas eu me sentia tão bem de estar proporcionando o melhor para o meu filho, que logo ficou mais fácil. Bom, nos finais de semana eu me permitia umas guloseimas “extras”. Mas, nesses dias, eu comia sem culpa. Sentia prazer, ficava feliz e achava importante me proporcionar esses momentos também!
Aliás, esse foi meu foco principal, minha filosofia de vida durante a gravidez: estar feliz, sentir prazer! Tinha certeza de que meu filho sentiria também todas as boas sensações que eu tivesse. E era tão legal passar isso para ele! Por exemplo: eu vivia dançando em casa e imaginava que ele estava dando risadas no útero, adorando aquele balanço gostoso. Era uma curtição!

Logo que fui liberada pelo dr. Julio para fazer exercícios, no fim do terceiro mês, voltei para a natação e passei a fazer caminhadas e bicicleta. Fazia tudo duas vezes por semana. Com seis meses e meio, troquei as pedaladas pela yôga com a professora Maria Augusta, que há anos faz um trabalho especial com gestantes. Também fiz drenagem linfática até um mês antes de parir. Parei quando já não tinha mais posição para deitar na maca e receber massagem, porque me faltava o ar.
Bom, apesar de todos os cuidados com a alimentação e os hábitos saudáveis, eu engordei 15 Kg. Quatro deles por retenção de líquido. Nossa, como eu fiquei inchada nos dois últimos meses!

Qual foi o primeiro presente que o bebê ganhou? Quem deu?
Uma ursinha de pelúcia dado pela minha tia Tania logo no comecinho da gravidez. A mesma tia que assistiu ao meu nascimento e escreveu a carta de que minha mãe fala no diário de gravidez dela. É que ela achava que eu teria uma menina…

Quem deu o carrinho? Quando chegou?
Eu e Thiago aproveitamos a viagem de lua-de-mel e, na volta, fomos até Nova York comprar o enxoval do bebê. Sabíamos que lá havia os produtos mais modernos, além de ser tudo muito mais barato do que no Brasil. Eu me empolguei comprando as coisinhas dele, era tudo tão lindo! Chegava a me sentar no chão das lojas com o Thiago, escolhendo entre as dezenas de opções e a variedade enorme de modelos de carrinhos, mamadeiras, roupinhas... Voltamos pro Rio carregados.

Por ter sido uma das últimas a engravidar entre as minhas amigas, eu recebi muitas dicas a partir da experiência delas, o que facilitou bastante as nossas compras.
Escolhemos o carrinho Pliko Pramette, da Peg-Pérego. Ele reclina em várias posições até deitar completamente e, portanto, pode ser usado desde o nascimento até ele ser maior. Também fecha em guarda-chuva e é bem leve, o que facilita muito transportá-lo.
Porém, quando voltamos pro Rio, a marca Infanti nos deu de presente, dentre outras coisas, um carrinho muito legal! Ele é um triciclo que tem as rodas bem grandes e um sistema de amortecimento que diminui a trepidação, ou seja, superútil para passear nas ruas esburacadas do Rio de Janeiro. Também tem várias inclinações e, além disso, vem com um bebê-conforto que pode ser acoplado nele. Bem diferente do carrinho que minha mãe usou...

Teve algum momento em que você se sentiu feia, como sua mãe conta? Usou roupas de grávida ou adaptou roupas “normais”? O que fazia para se sentir mais bonita?
Sempre gostei de roupas mais larguinhas, então consegui aproveitar muita coisa durante a gravidez. Lá pelo quinto mês, comecei a não caber mais nas minhas roupas. A essa altura, já não tinha mais o corpo magrinho de antes, mas ainda não havia também uma barriga bem aparente, então comecei a me sentir meio feia. Usava minhas calças com o zíper aberto e colocava umas blusinhas compridas por cima. Um horror! Crise de guarda-roupa total! Até procurei umas roupinhas de grávida em lojas especializadas, mas não gostava de nada, achava tudo supercareta! Foi então que uma loja de São Paulo chamada Zazou me mandou umas peças de presente que eu amei! Eram umas roupas superbonitas, modernas. Passei a ter tanto prazer em me vestir, me sentia tão bem...! Logo depois, a barriga cresceu e apareceu e eu adorava exibi-la por aí!

Em que momento sentiu que começou a amar a criança? Sua mãe fala que isso aconteceu com ela por volta do sexto mês. Com você, como foi?

Assim como minha mãe, comecei a sentir os movimentos do Gael por volta do sexto mês. Eu já estava ansiosa para isso acontecer porque, desde o início do quinto mês, todos me perguntavam se eu já o sentia mexer e diziam que isso já deveria estar acontecendo.
Quando comecei a perceber os movimentos dele, o que eu sentia era como se houvesse bolhas de ar dentro de mim. Fui reclamar com o Dr. Julio que eu estava com uns gases muito esquisitos e ele então me explicou o que era. Aos poucos, esses gases foram se transformando em pequenos movimentos suaves até que viraram pernadas e cotoveladas bem definidas.
Ele se mexia tanto, que às vezes a minha barriga ficava completamente torta. E ele tinha soluço também. Muito! Eu chegava a ficar angustiada, porque demorava muito tempo pra passar.

Mas essa fase é o máximo! Foi quando eu percebi que o que eu sentia pelo bebê, começou a se tornar mais profundo.
Eu já podia senti-lo dentro de mim, e isso fez toda a diferença!
Passei a me sentir mais ligada a ele, o elo se tornou mais forte.
De repente, já não precisava mais esperar pelos dias de exame para saber dele. Eu sentia o Gael se mexendo dentro de mim e sabia que ele estava bem. Isso era muito mágico!
Também comecei a interagir mais com o bebê.
Passei a conversar mais com ele (mesmo que fosse em pensamento – algumas vezes eu me sentia meio ridícula de falar em voz alta), colocava músicas para ele ouvir, fazia carinho na barriga...
Nessa fase a “ficha caiu” realmente.

Você ouviu muitos conselhos durante a gravidez? Qual foi o mais útil? E o mais inútil? Eles atrapalharam mais ou ajudaram mais?
Tenho amigas muito próximas, com quem eu me identifico muito, e que já tiveram filhos. A essas amigas, eu mesma pedi algumas dicas e foi ótimo ouvir as experiências delas. Me ajudou muito a estar tranqüila durante toda a gravidez, pois, quando passava por uma determinada situação, já sabia que aquilo fazia parte do processo, que todas as grávidas passam por aquilo e, então, enfrentava tudo com naturalidade.
Fora as dicas do dia-a-dia: o creme que melhor funcionou com elas para evitar estrias; melhor clínica para ultra-sonografia com plano de saúde; os cursos de pré-natal que eram legais de fazer...

Mas é incrível! Todo mundo tem um conselho, uma sugestão pra dar quando estamos grávidas ou recém-paridas! Foi muito difícil lidar com isso. Principalmente depois que Gael nasceu. Vem um e diz: “usa cinta ou essa sua barriga não volta pro lugar”. O outro diz: “de jeito nenhum, sua musculatura precisa trabalhar, não usa!” Um diz: “que ótimo, você só dá leite materno pra ele. É a melhor coisa, supre todas as necessidades do bebê, não dê mais nada até os 6 meses”. O outro diz: “que absurdo, você precisa dar água e chazinho, ele sente sede!” Urgh!!! Todo mundo se mete na sua vida, é um saco!! Ainda bem que eu já sabia da experiência da minha mãe com isso e filtrei bastante os palpiteiros de plantão.
Eu e Thiago decidimos seguir exclusivamente nossos instintos. Claro que tem muita coisa com a qual a gente não sabe como lidar. Mas, nesses casos, a gente se informa e faz do nosso jeito. E tem funcionado muito bem assim!

Em que momento escolheu o nome do bebê? Foi idéia de quem? Por que esse foi o nome escolhido? Vocês ficaram em dúvida entre muitas opções? Como decidiram no final?
Eu e o Thiago tínhamos algumas opções de nomes, mas nenhuma delas
era muito especial. Não conseguíamos nos decidir por um, então eu comecei a achar que o próprio bebê escolheria o seu nome em algum momento. Fiquei esperando ter um sonho ou intuir de alguma forma.
A gravidez foi evoluindo, os meses foram passando e nada do nome vir...
A gente leu livro de nomes, lia o crédito inteiro de todos os filmes a que assistia em busca de uma inspiração, procurou na internet nomes de outras origens...
De repente, por diferentes motivos, passamos a deparar constantemente com a cultura celta, e isso começou a chamar a nossa atenção.
O Thiago então resolveu procurar nomes celtas.

Quando ele chegou a Gael, eu já estava com oito meses de gravidez.
Eu adorei a sugestão! Significa Pégasus, o cavalo alado. Gael também é nome de anjo. A essa altura, nossas principais opções eram Théo e David. Ainda tivemos muita dificuldade em optar por um dos três, pois os outros nomes já estavam entranhados na nossa cabeça. Na reta final, Thiago deixou que eu escolhesse.
Depois que nasceu, Gael ainda ficou uma semana sem ter um nome.
Hoje tenho certeza de que fizemos a escolha certa. O nome dele é lindo e original. Suave, mas tem personalidade. Assim como ele.

Sua mãe fez uma cesárea porque não havia dilatação. Você planejava um parto humanizado. Por que fez essa opção?
Sempre quis um parto normal. Sou a favor de tudo acontecendo da forma como foi criado pela natureza para acontecer. Com a menor interferência humana possível (a menos que seja realmente necessário). No curso da Stephanie Sapin-Lignieres fiquei conhecendo o parto humanizado e me identifiquei imediatamente. Uma boa música tocando baixinho para receber nosso filho, pouca luz, nada de ar-condicionado gelado, meu filho vindo para o meu colo ainda com o cordão umbilical, que seria cortado pelo pai, mamando logo que nascesse, não limpar a pele dele no primeiro dia e deixá-la absorver o vérnix naturalmente. Enfim, uma série de coisas que podem ser feitas para tornar o parto menos traumático para o bebê. Mas sem radicalismos. Não teria em casa, por exemplo, a não ser que houvesse toda a estrutura. Se eu não sentisse necessidade de tomar anestesia, ok.

Se sentisse, ok também. Durante toda a gravidez, torci muito para conseguir fazer o parto normal. Mas, quando me aproximei da 40ª semana, e o Dr. Julio mandou que eu me depilasse para o parto, eu me preparei tanto para o normal quanto para a cesariana, caso fosse necessário. Não fiquei me martirizando com aquela possibilidade. Importante mesmo era o meu filho nascer com saúde! E deu tudo certo! Meu parto foi maravilhoso, exatamente como eu gostaria que tivesse sido!

Nossa, que emoção indescritível. Acho que foram os minutos mais impactantes da minha vida. Eu estava sentada na maca, fazendo força, trabalhando com o dr. Julio e as assistentes dele para o nascimento do Gael e percebendo toda a movimentação em volta de mim. Completamente consciente, ao contrário da minha mãe. Quando recebi meu filho nos braços, fiquei quase em estado de choque. De repente, tudo que não era o Gael ficou escuro e em silêncio. Ele era meu único foco. E passou na minha frente em slow-motion. Em segundos, eu examinei ele todo, de ponta a ponta, me certificando de que tinha nascido bem, saudável, inteiro. O Thiago diz que, naquele momento, eu mais parecia um bicho e que só faltei lamber meu filhote.
Realmente, foi bem assim que eu me senti.

Qual foi o momento mais marcante da gravidez?
Foi quando ele começou a mexer.

Qual foi a hora em que você sentiu mais medo?
Foi quando optei por não fazer o exame da amniocentese, em que se introduz uma agulha na barriga para colher o líquido aminiótico e saber se o bebê terá Síndrome de Down e outras síndromes genéticas). Existe um risco de perda da gravidez depois desse exame e eu não quis me aventurar. Mas por outro lado, fiquei sem ter essa certeza até o dia do nascimento.

Teve alguma hora em que você sentiu vontade de rir de si mesma?Quando tinha uns ataques de mau-humor e, em função disso, falava uns absurdos. Cinco minutos depois, eu me acalmava e ria dos meus destemperos, porque eles realmente não tinham nenhuma razão de ser!

Uma coisa que você descobriu sozinha e que ninguém tinha te contado...

Estar grávida é mágico! Saber que estou gerando um bebezinho... Meu corpo está cheio de vida, me sinto linda, leve, iluminada. Mas nem tudo são flores. O intestino para de funcionar bem, no final eu mal consigo respirar, não tenho posição para dormir, a coluna dói demais... Mas isso ninguém fala.

Você acha que é melhor ser mãe agora ou nos anos 70?
Acho que se tornou muito mais fácil ter um filho hoje do que era nos anos 70. Desenvolveram tantos produtos que tornam nosso dia-a-dia prático... A minha mãe e a Marilene, minha sogra, ficam encantadas com algumas engenhocas modernas que não existiam na época delas como a babá-eletrônica, o protetor de seio (que protege nossas roupas do vazamento de leite enquanto amamentamos) e a concha (que além de armazenar o leite que vaza, alivia a dor quando o bico do seio está rachado).
Mas, de todas as facilidades que nós temos hoje e de que nossas mães não tiveram a felicidade de usufruir, a mais fundamental, na minha opinião, é a fralda descartável.
Bendita invenção!! Só falta desenvolverem um material ecologicamente correto.

Minha mãe conta que eu tinha umas 60 fraldas de pano, porque a cada xixi a fralda precisava ser trocada. No caso da minha sogra, o trabalho era dobrado, porque eram dois filhos pequenos em casa, e ela não tinha babá. Imagine?!! Quantos xixis e cocôs um bebê faz por dia? A coitadinha passava praticamente o dia inteiro lavando, estendendo e passando fraldas e roupas sujas. Definitivamente, nós, mães dos tempos modernos, temos de reverenciar nossas mães e agradecê-las todos os dias por toda a dedicação que tiveram com a gente porque, de verdade, não era mole não!

Por outro lado, me parece que ser mãe nos anos 70 era muito mais tranqüilo, quando não havia tanta violência e crianças podiam brincar com muito mais liberdade. De qualquer forma, ser mãe é maravilhoso! Vai ser sempre, em qualquer época.

O que aprendeu com a gravidez?

Aprendi a ser menos ansiosa, a saber esperar. Me tornei mais paciente e mais tolerante. Também aprendi a tirar um pouco o foco de mim mesma, estou menos egoísta.

O dia a dia da mamãe Vanessa Lóes

Mãezona assumida, Vanessa Lóes faz questão de estar sempre presente ao lado dos filhos. E assim como fez com Gael, de 2 anos, pretende fazer com Cora, de 1 mês. "Procuro acompanhar meus filhos em todas as suas atividades. Sempre que possível eu estou por perto, seja na escola, no lazer, em casa... Quando menos esperamos, surge uma oportunidade de educar, transmitir valores, dar amor...",
- Como você é como mãe? É brava, calma, superpreocupada, mais tranquila...

- Sou extremamente carinhosa! Eu me derreto toda com eles, vivo beijando, me declarando... Mas quando preciso ser mais dura, eu sou. É importante eles entenderem que existem regras, limites. Eu dialogo muito com o Gael, procuro sempre fazer ele entender o porquê das coisas.

- O que a maternidade te deu? Falo sobre as mudanças na personalidade depois que se é mãe.

- Meu foco mudou. Algumas coisas deixam de ser tão importantes. Outras passam a ter muito mais valor. Acho que a maternidade me deixou mais generosa. Junto com meus filhos também veio uma maturidade mais tranquila, segura.

- Como é sua rotina de mãe? O que faz questão de fazer com seus filhos?

- Procuro acompanhar meus filhos em todas as suas atividades. Sempre que possível eu estou por perto, seja na escola, no lazer, em casa... Quando menos esperamos, surge uma oportunidade de educar, transmitir valores, dar amor... Pode acontecer a qualquer momento! E quero ser eu a estar ali e fazer isso por eles. Além disso, tenho um prazer enorme de estar com meus filhos! Adoro fazer todo tipo de programa com eles. Buscar o Gael na escola, por exemplo, é delicioso. Não tem preço ver a carinha de alegria que ele faz quando vem saindo e vê que eu estou lá, esperando por ele.

- A gravidez de Gael te deixou mais tranquila em relação à gestação da Cora ou o friozinho na barriga foi igual?

- A experiência adquirida na primeira gestação proporcionou segurança e serenidade na segunda. Mas é claro que cada gravidez é bem diferente da outra...

- Você e o Thiago optaram pela ajuda de babás ou preferem cuidar das crianças sozinhos?

- Desde que o Gael nasceu temos uma pessoa que nos ajuda. Em alguns momentos nós damos conta de cuidar sozinhos dos nossos filhos, em outros a ajuda dela é fundamental.

- Thiago é paizão e ajuda nas tarefas como trocar fraldas, dar banho?

- Thiago é um pai bastante presente e participativo.

- Quando engravida você fica preocupada em voltar logo ao peso de antes? Faz algum tipo de dieta, exercícios?

- Eu me preocupo em estar saudável, bem disposta, feliz! Nadei e fiz yoga durante as duas gestações e procuro manter uma dieta que proporcione aos meus filhos se desenvolverem fortes e com saúde, tanto na gravidez quanto durante a amamentação.

- Quando pretende voltar ao trabalho? Tem projetos?

- Não tenho intenção de voltar ao trabalho agora. Eu tive o privilégio de poder estar muito próxima do meu filho desde que ele nasceu, e o Thiago também. O resultado disso é que o Gael é uma criança extremamente feliz, doce, segura... Quero cuidar da minha filha com a mesma dedicação.

- E para finalizar, como você terminaria a frase 'Ser mãe é...'?

- ...experimentar o amor em sua forma mais sublime!

                           

Dizem que avó é mãe 2 vezes,então está ai a Van com a dupla mamãe dela.

 Mamãe e Filhinha

 Filha,Neta...
 Mãe

 




























Gostaram? depois contem-me tudo.
100000000000000000000000000 de beijos para todos e um feliz dia das mães para as mamães de toda a galera,para a galera que já é mãe e para minha mamãe .



66 comentários:

Anônimo disse...

Lindo!Essa entrevista da van eu já li.foi bacana rever de novo!
Feliz dia das mães!e aproveitando o comentario,lu tenho uma sugestão para o blog:que tal realizarmos enquetes sobre a van toda a semana?tenho certeza que todos iram adorar!
e aí,gostou?bjssssssssssssssssssssssssssssssssssss,até segunda!
rafaela

Anônimo disse...

Vanessa,que vc tenha um lindo e feliz dia das maes,minha querida!
te amo muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito!
Mateus
bjs luciana!gostei da ideia da enquete!ficaria bacana!

Anônimo disse...

Momentos fofos entre mamae e bebes!
vanessa que deus te ilumine!
tania

Anônimo disse...

arrasou nas fotos!estão maravilhosas!afinal,este post é muito especial,né!que simboliza o amor fraterno de mãe!
parabens,lu!cada post,fotos especiais!
um excelente domingo,e um feliz dia das maes a todas as mamaes!inclusive a minha!
besossssssssssssssssssssssssssss!bem gostosos!

Anônimo disse...

corinha é lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
parecida com a linda mamae vanessa!
que fofooooooooooooooooooooooooo!
fabiana

Anônimo disse...

super interessante a entrevista!
tirei todas as minhas curiosidades!
enquanto a questão das enquetes do blog que a rafa mencionou,gostei muito,hein!seria interessante!assim,provaremos se sabemos tudo da van mesmo!
eu sei,e vc?
xande

Anônimo disse...

Enquete!
Enquete!
é uma ideia boa!
Fe e Leo
bjssssssssssssssss

Anônimo disse...

essas duas primeira fotos são de um aniversario da van,se eu não me engano em 2008.a terceira,de uma reportagem que saiu na revista Isto é gente,o restante eu não sei...lu,me diga,por favor?
diana

Anônimo disse...

parabens pelo blog!ele está cada dia melhor!
sou fã!e acompanho todos os dias.como eu trabalho,sempre entro a noite,louca de curiosidade!
um feliz dia das maes!
vania

Anônimo disse...

Enquete?
mandou bem rafa!
guilherme

tatyana disse...

Nossa,lu.....tava desesperada atras dessa entrevista da Van,pra revista 'Pais e filhos'.....tem o nome do obstetra.......agora,vou poder descobrir,se ele tem uma clinica na Barra......se tiver,é possivel que a Van esteja gravida,hehehe.....se por ventura,a Van estiver,e for de outro menino....ele nao poderá se chamar Theo......a cunhada dela teve um bebe,em 2009,e o registrou como 'Theo Muarre Lacerda.....é lindinho ,o Theo....parece muito com a Cora.....moreninho de olhos castanhos.....bjs.

Anônimo disse...

Lu será que a van já viu o blog dela?
bruna

Anônimo disse...

é isso aí,tati!
agora é só descobrir se o obstetra tem uma clinica na barra.

tatyana disse...

Lu...vou responder pelas fotos,tudo bem??/sim......as fotos da Van com a D.Lidia,sao do niver da Van......as com a D.Dilma,sao da revista 'isto e gente........e tem algumas da galeria de fotos do site 'pais e filhos'.....eu torço pra Van fazer alguma materia pra revistas,com a Cora......como ela fez com o Gael,na revista 'Crescer'.

Anônimo disse...

quem sabe,né Tati?
bjssssss galera!
até amanhã!!
valeu!ah!e claro um feliz dia das maes!!!
lucas

Anônimo disse...

oi pessoal!!!!!
Bom,será mesmo que a van está gravida??
se ela estivesse,já teria revelado.afinal,gravidez,ninguem esconde!...
bjsssssss
Paloma

Anônimo disse...

parabens a dona dilma,mamae da van,e claro,a ela vanessa loes!
parabens,lindas mamaes pelo seu dia!que deus ilumine cada uma!bjsssssssssssssss
ricardo

Anônimo disse...

eta,blog bom
,hein sô!!
parabens,dona luciana!
que deus te abençõe e te ilumine cada vez mais!esse seu blog é 10!!e 10 tambem é vanessinha!!!
essa mulher sensacional em todos os sentidos!é lindaaaaaaaaaaaa,inteligente,elegante e super mamae!
um beijão a todos do blog!
até amanhã!
Boa noite!
theo

Anônimo disse...

nossa!!!
é impressionante o carinho que as pessoas tem com a van!ele merece,isso e muuuuuuuuuito mais!
o resultado:é a quantidade de comentarios que o blog está tendo.e sua tendencia é aumentar cada vez mais!parabens!!!
e claro muuuuuuuuuuuuuuuuuuito sucesso,tanto ao blog,quanto a vanessa loes,que tanto amo!
marcos

Anônimo disse...

é galera...
será que a van vai nos abandonar?
segundo o site r7,vanessa loes desistiu da carreira de atriz.
será mesmo?
tomara que não,né?!

Anônimo disse...

gente..isso não pode ser verdade!
a van é apaixonada por sua profissão!
o R7,está louco?vou pesquisar essa afirmação...
Patricia

Anônimo disse...

é lu,vai ter trabalho amanhã,hein?
para ler tantos comentarios...inclusive o meu!
beijocas!

Anônimo disse...

parabens lindona pelo seu dia!
vanessa te admiro muito,tá!
renato

Anônimo disse...

parabens gatonas!
lu e van!
td de bom pra toda a galeraaaaaaaaaa!!
beijossssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

Anônimo disse...

a vanessa está uma gatona,hein?
O thiago é um cara de sorte,não é galera?
bjs,nicolas
sempre estou ligadinho no blog.é muuuito legal!é uma grande oportunidade de conhecermos o artista melhor!
antes,eu achava a vanessa metida,antipatica...agora a minha visão é completamente outra!
Por isso,agradeço a lu!
valeu

Anônimo disse...

Esse é o melhor blog já criado!
amo demais!!
bjs galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
adoro vcs!
e loes é com acento ou sem acento?
giovana

Anônimo disse...

que fotos maravilhosas!lu tem como eu passa las para o meu computador?
monica
beija�o!
linda noite,queridos!

Anônimo disse...

oi amores!!
a tati comentou sobre o theo,filho da cunhada da van.tati teria como vc colocar uma fotinha dele?
ou até mesmo a lu.gostaria de conhee lo.
larissa

Anônimo disse...

feliz dia dsa maes!!!
amo vcs de coração!!
beijinhos,fatima

Anônimo disse...

flores,td bem?
então...finalmente hoje eu consegui entrar no blog.minha vida está uma correria só!mas,eu não esqueço da van nunca,como fã fanatica que sou!o blog está incrivelmente lindooooooo!amei,gostei,aprovei...está a carinha da vanessa!
mas,vamos ao que interessa:todos sabem que a van é excelente atriz e claro uma boa apresentadora.
mas,com vcs preferem?ela apresentando ou atuando?
fica aí a pergunta para lu e todos responderem!
ok?
muito obrigada,muitos bjs dessa fã fanatica e até em breve!
Brenda Rocha

Anônimo disse...

Oi galera...de novo!
caramba!esqueci de comenta sobre a enquete que se não me engano,a Rafa questinou dando sua sugestão.
Olha,eu gostei da ideia.lu,se possivel seria bem interessante fazer todas as semanas!é um detalhe a mais que o blog terá! e enquetes..todo mundo gosta!eu mesma adoroooooooooooooo!
então,depende de vc!e pelo visto muitos leitores gostaram da sugestão.
agora é tu que decide.
beijinhos com carinho,Brenda Rocha

Anônimo disse...

Nossaaaaaaaaa!
Eu fico impressionada com a quantidade de IDIOTAS E BABACAS que existem nesse mundo!
é galera,a inveja MATAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
POBRE INDIVIDUO!!
E O PIOR É ANALFABETO!NÃO SABE NEM ESCREVER DIREITO E AINDA TEM A CARA DE PAU DE ENTRAR NO BLOG DAS PESSOAS E FALAR O QUE ELE(A)PENSA SOBRE ELAS!Com certeza é feio(a),velho(a),ou seja,uma pessoa desproporcional de beleza!
desculpa,gente a mal educação,mas as vezes precisamos usa la quando lidamos com individuos...
Boa noite!

Anônimo disse...

é isso aí!
mandou super bem!
que esse...pensa que é para falar assim das pessoas,será que ele(a) é perfeito??
Paulo

Anônimo disse...

Galera,passem por cima desse comentario IDIOTA E BABACA!
Lu,não liga não!deve ser uma pessoa que não gosta de ninguem,vai ver nem dele mesmo,né!

Anônimo disse...

Caramba!que comentario forte!essa pessoa tem uma tremenda coragem...

Anônimo disse...

Deve ser um pobre coitado!não tem ninguem pra gostar como nós temos...
tive pena...é só isso que posso dizer!
mas,bola pra frente!não vamos dar ibope a quem não merece!e sim,a quem merece!:VANESSA LOES!
bjssssssssssssssss
Sabrina

Anônimo disse...

amei a entrevista,legal!
o que será que dona lu,está aprontando para amanhã?
Vamos esperar os post dos proximos capítulos...!

Anônimo disse...

Gente...
Olhem só a carinha do lindo Gael na foto da praia...ele não está com cara de surfista?
Show este post!

Anônimo disse...

reparem na foto que a van está com a cora.ela não parecia triste?

Anônimo disse...

Ser mãe é experimentar o amor na sua forma mais sublime!
Linda a frase!
parabens van!td de bom,lindona!a vc e a todas as mães!
Valew!

tatyana disse...

Larissa.....quem me mostrou a foto do Theo Lacerda,foi uma vizinha da tia do Thiago,a D.Marize,lá em Recreio,MG......O Thiago e a Vanessa costumam passar o Natal,por lá......junto com todos os familiares do Thiago:pais e a irma.....(ps:incrivel,como existe gente que nao tem o que fazer...prefere avacalhar o trabalho dos outros...enfim...fazer o que??)

Anônimo disse...

Oi galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
O blog está ficando cada vez mais famoso,hein?!
Que bacana!Estou muito feliz!A Lu e a van merecem esse carinho e essa populariedade que o blog esta tendo!
Fiquem todos com deus,um grande beijo e um forte abraço dessa pessoa que Ama esse blog...
Guilia

Anônimo disse...

Tudo bem pessoal?espero que sim...Bom,estou aproveitando esse pequeno momento de folga,para escrever um pouquinho aqui no blog!Lu,primeiramente,parabens!vc é uma pessoa iluminada por deus,tenho certeza disso!espero que esse amor e carinho que todos tem pela vanessa loes continue e cada vez mais.Em casa,seu blog é a diversão da galera!Me incluo tambem!
O que teremos hoje?
Veremos mais tarde,né,tenha certeza!
tenha um a boa tarde!fiquem com deus!
um abraço,Caroline

Anônimo disse...

Vanessa,te amamos muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito!!!
Fe e Leo
Tudo bem,lu?esperamos que sim!
beijão!

Anônimo disse...

luciana!Quanto tempo!
a van está cadavez mais linda,não é mesmo?
adooooooooooooooro ela!
gostei muito da ideia da enquete.Todos os posts até agora,estão demais,mas esse...Ficou 100000000000000000000000000000000000000000000!bjsssssssssssssss
juliana

Anônimo disse...

Linda,lu,td ok?
vc deve estar muito feliz com o sucesso do blog,não é?
Eu tambem.Acompanho desde o inicio e sou super fã!amo vcs!
cada vez mais sucesso,lindaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
karina

Anônimo disse...

E aí,lu,como foi o seu dia das maes?
nos conte tudinho,hein?bjs
manuela

Anônimo disse...

olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
esse post está batendo o record de comentarios!!
que legal!
parabens!!!
paulinho

Anônimo disse...

deram muuitos beijinhos na mamae ontem?
valew,rafa!

Anônimo disse...

o gael é lindinho...parece um anjinho!!!
mae e filho são maravilhosos!
ate mais lu!beijão!

Anônimo disse...

há quanto tempo exatamente a van está com o thiagão?
desde já agradeço!
eduarda

Anônimo disse...

lu como é o nome da sua mamae?
um grande beijo a ela e a vc tambem!
teodoro

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

que bom lu que vc gostou da ideia da enquete!
sorte aí com o seu pc.e por mim está perdoada!bjsssssss
rafa

tatyana disse...

Lu.....A Van reapareceu......ela foi a um niver com o Thiago e o Gael.....as fotos tao lá na comu.....peguei da revista 'caras'.....bjs.

Anônimo disse...

Lu querida vc está perdoada,fica tranquila!
computador é assim mesmo!quando vc menos espera ela da problema!.
grande beijooooooooooooo!
ana paula

Anônimo disse...

Oi amores!
Então,lu...A Van parece estar bem melhor após a morte do pai...eu achei ela bem abatida...não está mais com aquele belo sorriso!
é uma pena!ela vai ter que se acostumar,não é?até mais!bjssssssssssssssssss
fernanda

Anônimo disse...

Então teremos enqute no blog da van?
agora eu quero ver hein galera?o bicho vai pegar!!!
e eu vou ganhar todas!!!
amei a ideia!!
beijaçooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!
Lucia

Anônimo disse...

Luciana e Vanessa,a dupla!!
Adooooooooooooooooooooro vcs!!!
forte abraço e um delicioso beijo!!!
Katia

Anônimo disse...

Gente...quantos comentarios!!!!!!!!
o blog está arrasandooooooooooooooooo!
priscila

Anônimo disse...

Lu,vc tem algum video legal pra colocar no blog?
Da Vanessa,de preferencia!
Obrigada!
Michelle

Anônimo disse...

Eu tô de olho no trabalho e de olho no blog!!!
é impressionante que a cada momento o numero de comentarios CRESCE!!!
cada vez mais SUCESSO,LU!
jESSICA

Anônimo disse...

AÍ,LU!esperei o final de semana INTEIRINHO,para ver o que teria de legal no blog,e nadaaaaaaaa?!
Tudo bem,vai.Eu amo vc,mas confesso:fiquei triste.mas te perdou.afinal pc é sempre uma surpresa!
bjssssssssssssssssssssssssssssss
Maisa

Anônimo disse...

Hoje vai, né Lu?
sorte querida!
rafael

Anônimo disse...

Maravilhosoooooooooooooooooooooo!
Parabens pelo blog!
Valeu!

Anônimo disse...

Musica perfeutaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!