Arquivos

Começar de novo

Recém- separada de Thiago Lacerda, 

Vanessa Lóes retoma a convivência com sua mãe, a atriz e cineasta Dilma Lóes, depois de um afastamento de dez anos


Outro dia, ela foi ao banco brigar, porque tem uma lei no Rio que diz que você não pode esperar mais de 20 minutos na fila do banco – conta, orgulhosa, Vanessa Lóes sobre sua mãe, a também atriz e cineasta Dilma Lóes.
– Eu me meto em tudo, ainda mais porque estou vindo de um país em que as coisas funcionam – diz Dilma, 54 anos.
O diálogo travado num hotel na cidade gaúcha de Gramado pode parecer uma simples conversa entre mãe e filha, mas tem cara de retomada. Dilma Lóes voltou ao Brasil há cerca de um ano, após dez morando nos Estados Unidos. Ela se mudou para lá com o filho mais novo, depois que sua casa no Rio foi invadida por bandidos e um homem foi morto pela polícia em frente ao portão. Vanessa, que tinha 21 anos, quis permanecer no Brasil.
– Ficou um buraco. Uma das coisas que eu fico feliz de estar aqui é de poder...
– Fazer a gente se reaproximar, né?
–É como um resgate. Sentia que tinha esse buraco e que podia reparar. Que pos-so e quero. Por isso voltei e porque minha mãe ficou doente – emociona-se Dilma.
– Ela veio cuidar das mulheres da vida dela.
A volta, portanto, é como um recomeço para mãe e filha, que moram juntas. No momento, Vanessa está em férias. Recém -separada de Thiago Lacerda, ela iria encontrá-lo em Portugal, mas está sozinha de mochila nas costas pela Europa. No seu retorno, são vários os projetos com Dilma. Vanessa, que sempre achou que tinha olho de diretora – herança tanto da mãe quanto do pai, Victor de Mello –, quer dirigir um curta escrito por Dilma, Minha Mãe e Eu. Em outubro, elas finalizam as filmagens do longa de José Eduardo Alcazar, que começou a ser rodado há mais de duas décadas. Vanessa tinha 8 anos quando participou. E existe o projeto de montar uma peça musical de Dilma para crianças, Se a Banana Prender, o Mamão Solta. Além disso, a mãe, que abandonou a carreira de atriz nos anos 70, depois de novelas como O Bem- Amado e comédias no cinema, volta a atuar no longa Cafuné, de Bruno Vianna, que a encontrou na internet.
Filha e neta de atrizes, Vanessa resistiu em adotar a profissão e chegou a cursar a faculdade de Desenho Industrial. “A inconstância me incomodava”, diz ela. Mas, quando era pequena, ela às vezes entrava no palco ou ficava fazendo cena na frente do espelho. E admira o que viu do trabalho da mãe, que deixou de ser atriz quando Vanessa ainda era criança.
– Gosto de Ascensão e Queda de um Paquera, que meu pai dirigiu. Gosto do humor dela. Acho que nunca tinha falado isso, né, mãe? E nunca perguntei para ela qual trabalho meu ela mais gostou.
– Televisão, eu não acompanhei muito.
– Ela ficou dez anos fora. Tenho dez anos de carreira, ela ficou dez anos fora.
Dilma e Vanessa, mãe e filha, ainda têm muito o que colocar em dia. 



Eles Vão ter um bebe
Casal espera o primeiro filho e prepara cerimônia de casamento para o ano que vem
Juntos há seis anos, Thiago Lacerda, 28 anos, e Vanessa Lóes, 35, esperam o primeiro filho. No quarto mês de gestação, a atriz tem dito às amigas que aposta na chegada de um menino. A boa notícia contribuiu para alimentar ainda mais um desejo antigo dos dois: oficializar a união. Há cerca de um ano e meio o casal divide o mesmo apartamento, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio. A família e amigos comemoram. "Estou feliz da vida, sei que o bebê será a coisa mais linda", disse Juliana Lacerda, irmã do ator.

Empolgados pela gravidez, Thiago e Vanessa não quiseram esperar o ano terminar para começar a organizar o casamento. Apesar de ainda não terem marcado a data, já buscam um profissional para organizar a festa - eles estudam o orçamento de três especialistas. O desejo dos noivos é realizar a cerimônia fora da cidade do Rio.

Na noite de quinta-feira (7), o casal foi à inauguração do restaurante Jungle Juice, do ator Alexandre Slavieiro, 22, e do empresário de Thiago, Guilherme Abreu, 46, na Barra da Tijuca. Vanessa adorou a sobremesa. "Esses smoothies (um mix de suco de frutas naturais com iogurte e sorvete) são ótimos", disse a atriz.

Gravidez tranquila

Afastada da televisão desde o fim da série Avassaladoras, exibida até julho pela Record, e contratada a partir daí pela Globo, Vanessa vive uma rotina tranquila nesse início de gravidez. No sábado (9), a atriz passou a manhã em casa enquanto Thiago foi ao Projac, por volta das 11h, para gravar cenas da novela Páginas da Vida. Quatro horas depois, o ator voltou para casa, mas nem sequer subiu ao apartamento. Vanessa já o aguardava na portaria e os dois foram passear.

No dia seguinte, Thiago aproveitou a folga das gravações da novela para ficar em casa pela manhã. O casal saiu no início da tarde, cada um em seu carro. Ela seguiu para Ipanema, onde visitou algumas lojas. Já Thiago foi à cidade de Volta Redonda (RJ) jogar uma partida de futebol em comemoração aos 25 anos da conquista do título mundial do Flamengo. No time, também estavam Marcos Palmeira, 43, e Thiago Rodrigues, 26.

Às voltas com os preparativos do casamento, Thiago e Vanessa devem passar o Réveillon no Rio. O principal motivo é o trabalho do ator, que grava cenas da novela durante o período de festas.

Rapidinhas

>> Thiago Lacerda e Vanessa Lóes flertam durante o aniversário da atriz, em novembro de 2000, em uma boate do Rio. Vestida de odalisca, ela brinca com ele: "Não chega muito perto senão vão falar que estamos namorando"

>> Em dezembro, os dois viajam juntos para o arquipélago de Fernando de Noronha (PE), onde passam dez dias de férias
      

>> Thiago e Vanessa assumem o namoro durante os shows do Rock in Rio III, em janeiro de 2001

>> Após um ano de união, eles atravessam a primeira crise e passam o Réveillon de 2002 separados. No mês seguinte, retomam o namoro e, já no Carnaval, estão grudados

>> No início de 2003, quando Thiago gravava a minissérie A Casa das Sete Mulheres, da Globo, o casal enfrenta nova crise no relacionamento. Apesar de nunca assumirem a separação, só voltam a ser vistos juntos em julho

>> Em entrevista a Contigo!, em outubro, Thiago afirma que tem o desejo de ser pai

>> Em setembro de 2004, Vanessa e Thiago terminam o namoro outra vez. Ele embarca para Portugal e ela vai a França

>> No fim de 2004, o casal retoma o romance e passa o Réveillon em Búzios

>> Em março de 2005, os dois surgem, separados, no mesmo evento, em uma casa noturna do Rio. Um amigo do casal confirma nova briga

>> O casal decide morar junto em maio de 2005. Vanessa deixa o apartamento em que vivia, no Jardim Botânico, e se muda para a casa do namorado

>> Em agosto do ano passado, o ator aparece em um evento realizado em São Paulo, usando aliança na mão direita. O casal faz planos para oficializar a união e ter o primeiro filho


Vanessa Empresária
Na noite de quinta-feira (19), Thiago Lacerda fez questão de prestigiar a inauguração da loja da grife de lingerie Verve no shopping carioca Rio Design Barra, empreendimento que tem sua mulher, Vanessa Loés, como uma das sócias. Veja os vídeos com entrevistas de Vanessa Lóes e Thiago Lacerda.
O Jorge de Páginas da Vida começou suas declarações sobre a ocasião levando as perguntas a sério.
- Eu que a incentivei a investir no comércio. Sempre tive vontade de apostar em algo fora da carreira de ator, mas ainda não sei em que. Dei palpites na loja. A gente conversou muito. Acho que foi uma opção acertada.
Depois, descreveu os produtos da marca com ares de quem realmente entende do assunto.
- Sou consumidor indireto. As peças são discretas, sutis e delicadas e têm um incrível nível de conforto.
Sobre a necessidade de um figurino especial para a realização de fantasias, ele revelou:
- Realizo todas as minhas fantasias sexuais com a Vanessa, com ou sem lingerie.
A atriz, que usava um vestido roxo totalmente transparente (valorizando o sutiã de sua grife) com calça jeans, estava muito feliz por ter descoberto seu lado mulher de negócios. Respondia os desejos de “boa sorte” com “amém” e brindava com seus convidados. Mas fazia questão de deixar claro que a interpretação continua em primeiro plano.
- Sempre quis ter um empreendimento meu, nem precisava ter a ver com moda. Conversando com as minhas sócias, percebi que esta era a hora certa. As minhas expectativas são as melhores possíveis. O shopping é muito bonito e a Verve é uma marca sólida, que já tem seu espaço, segue sozinha. A prioridade é a carreira de atriz. A loja é uma atividade paralela. Vai dar para conciliar numa boa e vou poder atuar só por amor à arte, sem me preocupar tanto em ganhar dinheiro, disse Vanessa, que acaba de ser recontratada pela Globo.
Enquanto a atriz dava atenção para a imprensa, Thiago, em uma rodinha só de homens, contava seu feito do último domingo (15), quando seu time, o Flamengo, ganhou de 3 x 0 do Corinthians no Maracanã.
- Eu e meu amigo bebemos juntos 64 chopes, fora as cachacinhas. Depois, encontrei ele na esquina da Venâncio Flores com Dias Ferreira (ruas do Leblon) em cima de uns sacos de lixo.
Ao perceber que estava falando alto e todos ouviam, perguntou para uma repórter:
- Você anotou tudo, é?
Quando recebeu a resposta afirmativa, se voltou para a rodinha machista e falou “então anota aí” e fez uma piada sobre centímetros. Que grosseiro!
A loja estava lotada. Nas araras, predomínio de peças transparentes em tons de telha, azul e preto. Duas estampas, expostas na vitrine, são da artista plástica paulista Calú Fontes, que faz trabalhos em cerâmica. Um azulejo trabalhado por ela e uma vasilha tiveram seus desenhos digitalizados e transformados em estampas da coleção de verão da grife.
Caipivodkas, sucos de morango com laranja e de capim-limão, espumantes e refrigerantes eram servidos. O coquetel incluía brigadeiro no potinho, uma febre nas festinhas do eixo Rio – São Paulo. A banda Cassino, cuja cantora é a americana Alma, animava o local.
Já no final do evento, Viviane Pasmanter entrou no recinto com o marido,Gilberto, e a cachorra, Ayline, que contracena com ela na novela das 20h. O animal é da dócil raça labrador, mas não é por isso que podia estar sem coleira, principalmente porque havia muitas crianças no local.
No entanto, Ayline foi o maior sucesso. Circulou com desenvoltura entre as calcinhas e sutiãs em exposição. Deu umas cheiradinhas. Posou para foto. A Isabel da trama de Manoel Carlos se explicou:
- Vim direto da gravação e avisaram que podia trazer a cachorra porque nesse shopping é permitido.
Ah, bem.

Vanessa Responde...
No trabalho
“Para a correria do dia-a-dia, nada melhor do que usar uma calcinha confortável de um tamanho agradável. Esta peça é leve, gostosa e segue uma tendência sport. As calças hoje em dia são muito baixas, mas se você sentar e aparecer um pedacinho desta calcinha, não tem problema. Ela é super bonita, com uma estampa diferenciada e assim, se tirarem uma foto, você vai ficar super bem”.
Para um happy hour/cinema
“Para o fim do dia, acho legal uma lingerie bem feminina, delicada e aposto no branco, que é básico e chique. Assim, você não fica desprevenida se der uma esticadinha no programa. Ainda mais se você estiver na companhia do namorado. Se o programa à tarde se entender até de noite, você já vai estar preparada”.
Para um jantar a dois
“Eu acho legal a renda para a noite, que é super sensual. A renda proporciona o mistério, porque apenas mostra detalhes do corpo. Escolhi um conjunto preto super diferente, que lembra um pouco as peças européias, com um tom romântico. A calcinha tem que ter todo um diferencial. Apostaria num fio dental, que é bem instigante”.
Para uma noite especial
“Num momento romântico é sempre bom estar se sentindo linda e poderosa. Uma camisola transparente, delicada e sensual faz toda a diferença numa noite”.


                    



Premiação Merecida
No quesito emoção, o ponto alto do 10º Cine PE – Festival do Audiovisual foi a homenagem, na quinta-feira 20, à atriz Lídia Mattos, 81 anos, que trabalhou com o pioneiro Humberto Mauro e é mãe da atriz e diretora Dilma Lóes e avó da atriz Vanessa Lóes. “É uma honra muito grande entregar esse prêmio à senhora, a quem amo muito”, disse Vanessa ao entregar a medalha a Lídia, enquanto o namorado Thiago Lacerda filmava tudo da platéia do Centro de Convenções, em Olinda. O grande vencedor do festival foi o filme Árido Movie, que levou seis troféus Calunga, no sábado 22. 


  

                      
Atrás da cortina
O ano de 2002 será lembrado por Vanessa Lóes como o que ela venceu o medo do palco. Aos 30 anos de idade e sete de carreira, a atriz se esquivava toda vez que a chamavam para fazer teatro. O “trauma” vem de infância. Carioca, filha e neta de atrizes - a mãe, Dilma Lóes, e a avó, Lídia Mattos - a garotinha costumava ficar na coxia durante os espetáculos. “Era tudo grandioso... Os musicais, então, eram um delírio!”, lembra. Mas, nem com bons exemplos na família, a pequena Vanessa conseguia controlar a tensão durante as apresentações anuais de jazz. Ela sempre se perdia no meio da coreografia. “As meninas iam para um lado e eu, para o outro. Até acertar o passo, a vista escurecia e eu me sentia a pior criança do mundo! Morria de vergonha e culpa”, recorda, aos risos, como quem revela um segredo guardado a sete chaves.
O medo dos palcos, contudo, não resistiu ao convite para interpretar a concubina de Santo Agostinho na peça “Coração Inquieto - Memórias de Santo Agostinho”, de Sérgio Módena. A atriz ficou fascinada pela história do Santo que, antes de se converter e propagar ferozmente o celibato, viveu 12 anos com uma mulher e teve um filho com ela. Como Agostinho tentou, pelo resto da vida, apagar a memória da amante, pouco se sabe dela. Na montagem, ela se chama Floria e questiona a fé e o celibato de Agostinho. “Na temporada carioca, encenamos num espaço meio alternativo, e não fiquei tão nervosa. Mas o teatro de São Paulo tinha cortina e isso me deu um tremendo frio na barriga! Sempre imaginei aquele momento crucial das cortinas se abrindo...”, confessa.


THIAGO LACERDA E VANESSA LÓES

Um tempinho só para namorar


Apaixonado, o casal aproveitou uma folga na agenda para curtir dias de sol e tranqüilidade em uma praia paradisíaca perto de Recife. Lá, os dois atores falaram de suas afinidades, de religião e de projetos profissionais
Eles não são de expor nem falar muito sobre suas vidas pessoais, mas Thiago Lacerda, 24, e Vanessa Lóes, 30, aproveitaram a agenda de trabalho casada – ambos estavam em Recife – para esticar o roteiro e desfrutar as maravilhas das praias pernambucanas. Coincidentemente, foi para Pernambuco a primeira viagem feita pelos dois, há um ano e três meses. Logo que começaram a namorar, eles buscaram refúgio no arquipélago de Fernando de Noronha. Dessa vez, o casal escolheu a praia de Muro Alto, no litoral sul do Estado. É a primeira vez que o casal posa juntinho para uma revista de celebridades. 

Ainda com a barba que compôs o visual de Jesus, na encenação da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, Thiago contou que foi muito emocionante dividir a cena com a namorada. Vanessa viveu o papel de Maria e isso acabou fazendo com o que casal refletisse bastante. "Independente de ser católico, muçulmano, espírita ou judeu, existe o amor, comum a toda religião. Essa é justamente a maior mensagem das passagens bíblicas. Existe aí uma sabedoria que é aplicável em cada religião", disse Thiago. "A essência da religião é sempre a mesma, o amor, a troca e o respeito ao próximo. Atuar em uma peça tão linda faz a gente lembrar  disso", completou Vanessa.

O casal se hospedou em um romântico bangalô do Nannai Beach Resort, suspenso em palafitas na água, inspirado nos hotéis da Polinésia Francesa. Caminhando pela praia, eles avaliaram a primeira experiência profissional  juntos e reafirmaram a admiração mútua. "O Thiago é generoso dentro e fora de cena, com todas as pessoas envolvidas no trabalho", disse Vanessa. O ator também era só  elogios à namorada. "Ela é uma atriz maravilhosa! Pude sentir ainda mais o quanto é uma mulher sensível, além de dedicada e batalhadora."

A afinidade é quase total. Eles são cariocas, gostam muito de cinema e querem trabalhar com teatro, mas quando o assunto é preferência musical, cada um tem seu estilo. "Eu gosto de MPB, o Thiago é mais rock and roll", revela Vanessa. "Sempre ouvi muito U2, Pink Floyd, Legião Urbana. Mas adoro samba, principalmente Cartola, Noel Rosa e Zeca Pagodinho. Ultimamente a Vanessa está me ensinando até a gostar de forró", entrega Thiago. 

O casal aproveitou os dias no hotel para – além de namorar – tomar banho de sol, jogar vôlei e nadar na piscina, afinal, Thiago quase seguiu carreira nesta profissão. "Pratiquei natação minha vida inteira. Cheguei a viajar para competições na época do colégio. O esporte é responsável por 60% do que sou na vida. Influenciou minha formação de caráter e me deu disciplina."

Na volta ao Rio, muito trabalho e projetos pela frente. Ainda colhendo os louros de Terra Nostra, Thiago estava de malas prontas para sua primeira viagem à Croácia, onde a novela foi exibida. Ele é o primeiro ator brasileiro convidado para divulgar o trabalho naquele país, que exibe atualmente a minissérie Aquarela do Brasil. Thiago fica cinco dias na Croácia e depois deve seguir para uma semana em Paris. Mas o ator vai estar sozinho na romântica cidade-luz. 

Vanessa não pôde acompanhar o namorado porque protagoniza a peça Coração Inquieto, no Rio. A atriz também desenvolve o projeto de um musical infantil escrito por sua mãe, Dilma Lóes, 51. "Somos um casal de formiguinhas trabalhadoras", disse o ator, imediatamente endossado pela namorada. Quando voltar ao Brasil, Thiago começa a produzir uma peça, onde também vai atuar, que pretende mostrar a origem do teatro. Ele também poderá ser visto nas telas do cinema, no filme A Paixão de Jacobina, dirigido por Fábio Barreto.

Apesar do volume de trabalho, o casal prioriza e zela muito pela vida a dois, tem o maior cuidado em manter a privacidade. "O que fazemos ou pretendemos realizar só interessa a nós dois. A gente acha que as pessoas devem e precisam saber que estamos bem, felizes e juntos. Qualquer consequência disso só diz respeito a nós. O resto está explícito nas fotos", resumem.




Um pelo Outro
Eu e Thiago nos conhecemos no aniversário de uma amiga comum. Mas ele entrou na minha vida alguns dias antes, quando, durante um cochilo — assim entre dormindo e acordada —, eu sonhei que o nosso encontro iria acontecer, na festa dessa amiga. Sonhar com o Thiago não fazia nenhum sentido para mim: além de não ter nenhuma ligação com ele, eu não o achava nada de mais. Na verdade, na época de Terra Nostra foi tão massificante a exploração da mídia em cima dele que eu não agüentava mais ver sua cara estampada nas revistas. Também não tinha a menor paciência para a histeria coletiva da mulherada, ensandecida com ele. Ironia do destino, acabei sonhando com o Thiago. Mais especificamente com o olhar dele.

Eu só via seus olhos, bem próximos aos meus. E aquele olhar era intensamente repleto de amor, maior do que qualquer sentimento que eu havia experimentado antes. E aquele olhar tão terno e delicioso fazia promessas de zelo, proteção, carinho, dedicação e um futuro de dias felizes, os sentimentos mais nobres que se possam compartilhar com alguém.

Ficamos assim, nossos olhares se namorando, se acarinhando... Eram juras de amor silenciosas, mas nossos olhos nos diziam muito mais do que qualquer palavra. Bom, algumas horas mais tarde essa amiga me liga convidando para o aniversário dela. Claro que eu fui! E o que aconteceu lá não foi muito diferente do sonho: passamos a noite inteira nos olhando de longe. Fomos conversar quando já era madrugada, depois da festa, numa pizzaria, onde acabamos nos encontrando. Mas isso é uma outra história!

Talvez tenha sido o que chamam de sexto sentido, sensibilidade, intuição feminina... Pode ser. Já aconteceu comigo outras vezes. O fato é que estamos juntos há cinco anos e meio, cheios de planos e projetos comuns. Idas e vindas fizeram parte. Seis anos de diferença — eu tenho 34 e ele, 28 — algumas vezes nos fazem ter diferentes necessidades e formas de lidar com determinadas situações. Mas a gente se respeita e aprende muito com o outro.

Há pouco mais de um ano nós moramos juntos, e tudo ficou muito mais gostoso desde então. Fizemos duas comemorações. Uma com nossas famílias — e nesse dia ele comprou alianças e pediu minha mão em casamento para os meus pais. Outra com nossos amigos, que providenciaram bolo com noivinhos, nos abençoaram e disseram coisas lindas, como se fossem o padre. 

Tivemos até chuva de arroz. Foi lindo! Claro que nem tudo são flores. Às vezes o bicho pega lá em casa. E, como somos bem geniosos, o bicho pega mesmo. Mas, no final, tudo dá certo. Se vai durar para sempre? Não sabemos. Mas como dizia o poeta: “Que seja eterno enquanto dure”. Amor para isso não falta.

Além de desmanchar-se de amores no texto que fez sobre o marido, Vanessa Lóes também respondeu a algumas perguntas nossas sobre a vida a dois
Do que o Thiago mais gosta? 
Estar com a família, com os amigos e jogar futebol. 

Como ele é quando fica bravo?
Nossa! Me dá medo. É melhor de-sa-pa-re-cer da frente dele. Não queiram ver o Thiago zangado.

Qual o melhor defeito dele?
Ingenuidade. A pureza do Thiago faz com que ele confie nas pessoas sempre, o que me fascina. O problema é que às vezes se aproveitam disso.

E a pior qualidade? 
A reserva. Ele se preserva sendo reservado, mas às vezes fica inacessível até para mim. 

Uma frase típica do Thiago: 
Do graaaande caralho!!! 

Como é o humor dele quando acorda? 
Péssimo! Mas melhorou muito depois que fomos morar juntos. 

Qual a última vez em que ele chorou? 
Quando uma situação de violência envolveu o pai dele. 

Praia ou montanha? 
Montanha, mas ele adora uma praia. 

Uma mania dele? 
De organização. 

Qual o melhor programa de TV para o Thiago? 
Qualquer um sobre, de, com futebol. 

E o melhor programa para o fim de semana? 
Reunir os amigos, fazer um jantarzinho gostoso (ele cozinha superbem!), jogar buraco, assistir a um bom filme, tomar um vinho ou umas cervejinhas.
O que o irrita? 
Algumas coisas. Vai uma listinha: 
a) A minha TPM — nos dias em que ela vem, fico com o dom de tirar ele do sério;
b) Quando não consegue realizar ou concluir alguma coisa; 
c) Quando percebe que cometeu um erro; 
d) Quando se sente desrespeitado. Essa é a pior: o bicho pega!

O que O deixa feliz?
Amor, carinho e coisas muito simples da vida. 

O que mais te irrita nele? 
A teimosia! Capricornianozinho difícil, ele! 

Quando soube que estava apaixonada? 
No dia em que me peguei chorando de felicidade simplesmente por estar ao lado dele. Eu digo que chorei de amor.

O que vocês têm em comum? 
Nossos valores. 

E incomum?
Eu adoro conversar, o Thiago é reservado. Ele preza pela arrumação, eu sou meio bagunceira. Quando viajamos juntos ele gosta de programar, prever, organizar... eu já adoro a aventura do inesperado. Ah, muita coisa! 

O que ele tem que mais te acalma? 
O peito. Quando ele me abraça e deito minha cabeça no peito dele, tenho certeza de que tudo vai ficar bem. 

E que agita? 
A parte do corpo que fica um pouco mais abaixo. 

Quando o bicho pega? 
Quando discordamos de um assunto e teimamos em tentar convencer o outro a mudar de opinião.

O que mudaria nele? 
Definitivamente a teimosia!